Desabilitar carregamento

Congresso em Foz do Iguaçu destaca sistemas de produção agrícola

Notícias 11 de abril de 2014

 

 N1A 19ª edição do Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) será em setembro de 2015, em Foz do Iguaçu (PR), mas os preparativos já começaram. Tema, data e local foram definidos pela Comissão Organizadora, reunida em Londrina (PR) na última semana. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), José de Barros França Neto (Embrapa Soja), os congressistas terão a chance de refletir sobre um tema atual e abrangente: A semente e a evolução tecnológica para os sistemas de produção.

“Além de continuarmos um trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos congressos nacionais, mostrando o que há de mais recente em Ciência e Tecnologia de Sementes, procuramos envolver ainda mais o produtor. A ABRATES conta com o apoio de associações de produtores de sementes como a ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), a ABRASS (Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja), a ABCSEM (Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas) e UNIPASTO (Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras), para que a programação do CBSementes se torne ainda mais atrativa aos produtores de sementes e mudas”, revelou França Neto.

Participaram da reunião com a Diretoria da ABRATES, os representantes do Comitê de Patologia de Sementes (Copasem), do Comitê Técnico de Sementes Florestais, do Comitê de Sementes de Espécies Forrageiras da ABRATES, da ABRASEM e da F&B Eventos, empresa organizadora do Congresso.

 

Foz do Iguaçu

N2

Terra das Cataratas, a cidade paranaense foi escolhida pela localização fronteiriça entre os importantes países do Cone Sul, bem como por seus atrativos naturais e turísticos. A estrutura de eventos da cidade tem capacidade de acolher os cerca de 1.500 participantes, expectativa baseada nas últimas edições do evento. Além do Parque Nacional do Iguaçu, da Itaipu Binacional, uma das maiores usinas hidroelétricas do mundo e o atrativo das compras internacionais na Argentina e no Paraguai, Foz do Iguaçu oferece um dos maiores centros hoteleiros do país e o Aeroporto Internacional Cataratas.

 

Agricultura no Paraná

N3As grandes culturas, como soja, milho e trigo, a horticultura, a fruticultura, e espécies forrageiras são as principais atividades agrícolas da região. A agricultura e a produção sementeira estão entre as principais fontes econômicas do estado. Na safra 2011/2012, a produção de sementes para as principais culturas do estado foi de aproximadamente 364 mil toneladas, de acordo com relatório da ABRASEM.

Além de privilegiar o estado sede da ABRATES e grande produtor de sementes e grãos, esta edição celebrará os 45 anos da entidade e vai agregar o XIII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, o II Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras e o VIII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais.

 

Fonte: Abrates