Desabilitar carregamento

ATRASO NAS CHUVAS E TEMPERATURAS ALTAS EXIGEM MAIORES CUIDADOS PRÉ-PLANTIO DA SOJA

Notícias Notícias destaque 24 de setembro de 2019

O final do vazio sanitário da soja no Matopiba está se aproximando e os preparativos para os novos plantios estão em estágios avançados, sobretudo em relação aos insumos e máquinas para estarem a disposição no tempo certo.

Segundo o assessor de agronegócio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA, Luiz Stahlke, a estimativa é que as áreas a serem cultivadas com soja na Bahia se mantenham na casa do 1,6 milhão de hectares. “Acreditamos que para a nova safra, havendo boas condições climáticas e distribuição de chuvas, o oeste do estado mantenha seu patamar de produção e produtividade” reforça Stahlke.

De acordo com dados da Somar Meteorologia, para a próxima safra de grãos no Matopiba, o prognóstico de chuvas é dentro ou até ligeiramente abaixo da média, bem como com temperaturas acima do normal até o início da estação chuvosa. Desta forma, o diretor executivo da Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba-Aprosem, Ivanir Maia, destaca que com o previsto atraso das chuvas e as altas temperaturas, são essenciais maiores cuidados com as sementes de soja, sobretudo com o armazenamento em temperatura controlada até os dias próximos da semeadura.

O professor de Mecanização Agrícola da Unesp, Paulo Arbex destaca três pontos essenciais para garantir bons resultados na safra vindoura: o “planejamento”, uma vez que a janela de plantio será concentrada; a “velocidade da semeadura”, pois se for excessiva implicará no alcance da boa plantabilidade e a “manutenção das máquinas, deixando-as prontas para maximizar o momento do plantio.

Paulo Arbex participará em 27 de setembro, no Sindicato dos Produtores Rurais Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, do “Seminário de Plantio 2019” com a palestra: “Plantabilidade: Descubra o segredo das altas produtividades”. O evento tem a realização do SPRLEM e Associação dos Revendedores de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia – Assomiba, com apoio da Aprosem.

Fonte: Ascom Aprosem