Desabilitar carregamento

Começa hoje plantio de safra histórica no Brasil

Notícias 24 de setembro de 2012

Abertura da temporada de soja em Sorriso (MT) é cercada de expectativa de resultado recorde
Se o clima ajudar, começa hoje em Sorriso (MT) o plantio da maior safra de soja do país. Há expectativas de que, pela primeira vez, o Brasil poderá ultrapassar os Estados Unidos na produção do grão.

Oministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, abre oficialmente o plantio de soja da safra 2012/2013 no Brasil, na Fazenda Arcoverde. O momento é considerado um marco na história do agronegócio nacional. O país deverá colher 82,2 milhões de toneladas, conforme previsão de Safras&Mercado, ante a produção de 71,6 milhões de toneladas nos EUA.

O meteorologista Paulo Etchichury comemora o ano de El Niño. Ressalta, porém, que o fenômeno será diferente do registrado em 2009/2010. Segundo o diretor da Somar Meteorologia, neste ano, o regime de chuvas será um pouco mais fraco e começará mais tarde. No sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, o plantio deverá começar a partir de outubro. Em Sorriso, a chuva chegou forte na tarde de sábado, acompanhada de ventos, causando estragos na estrutura montada. Ontem, o trabalho foi intenso para deixar tudo pronto.

Considerada a Capital do Agronegócio no país, Sorriso deve reunir políticos, empresários e produtores rurais do Estado que lidera a produção nacional de soja. O município tem 75 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,5 bilhões. A produção de soja chega a 2,1 milhões de toneladas por safra. Os produtores locais também investem em milho, feijão, arroz e algodão, além da criação de bovinos, suínos e aves. O cenário tem favorecido a instalação de frigoríficos.

Gaúcho trocou Sarandi por área maior no Centro-Oeste

O gaúcho Lander Piazza, de 48 anos, foi testemunha do crescimento da cidade. Há 29 anos, saiu de Sarandi para se aventurar em Mato Grosso. Com os pais e dois irmãos, trocou 25 hectares no Sul por 400 hectares no Cento-Oeste. Em 1983, decidiu plantar soja em 75 hectares e até hoje não parou. Agora, prepara-se para cultivar 1,6 mil hectares de soja, 400 de arroz e 1 mil hectares de milho. E ainda é sócio de uma revenda de máquinas agrícolas. Piazza explica que o clima permite até duas safras por ano, mas avalia que o segredo vem de persistência e união:

– Família junto, aí o trem vai. Quando olho para trás, vejo que o sonho de um jovem foi realizado.

Projeções e comparações
– A previsão da produção de soja na safra 2012/2013 do Brasil é de 82,2 milhões de toneladas
– A produção deverá ser 24% superior à da última safra
– A área plantada no país é estimada em 27,2 milhões de hectares, com previsão de crescimento de 9%
– Os Estados Unidos colheram nesta safra 71,6 milhões de toneladas em 30,8 milhões de hectares
Fontes: Safras&Mercado e USDA

Fonte: Zero Hora – PORTO ALEGRE – (RS) – 24/09/2012 – Economia