Desabilitar carregamento

RELEASE – 4º CONGRESSO DE SEMENTES DAS AMÉRICAS – SAA

Eventos 30 de setembro de 2013

             Nos dias 3 a 5 de setembro de 2013, a Associação de Sementes das Américas (SAA), em colaboração com a Câmara Uruguaia de Sementes (CUS) e a Associação Uruguaia para a Proteção dos Obtentores Vegetais (URUPOV) realizaram o 4º Congresso de Sementes das Américas, no Conrad Punta del Este Resort & Casino, em Punta del Este – Uruguai.

        O tema do congresso foi “Promovendo o Negócio de Sementes nas Américas” com foco no Comércio e nas Regulamentações que o afetam. A programação principal do evento contou com apresentações e mesas de discussão sobre os temas mais importantes para o setor de sementes na atualidade: Propriedade intelectual, Biotecnologia, Fitossanidade e Tratamento de Sementes.

        Na quarta-feira (04/09), os principais temas apresentados foram: Biotecnologia e Tratamento de Sementes. Na sessão de biotecnologia, foram abordados os assuntos: Low Level Presence, Stewardship ao longo da cadeia de valor, a Era Pós-transgênica e novas técnicas de melhoramento. A sessão de Tratamento de Sementes trouxe informações sobre as novas tecnologias aplicadas às sementes, polímeros, tecnologias associadas, tecnologias de aplicação, sustentabilidade de tecnologias, a situação das Américas diante dos avanços, entre outros.

        Na quinta-feira (05/09), os temas apresentados e discutidos foram: Propriedade Intelectual e Fitossanidade. Na sessão de Propriedade Intelectual os principais assuntos abordados foram os tratados e convênios relacionados à propriedade intelectual e sua adoção nos diferentes países das Américas, tratados internacionais relacionados a recursos fitogenéticos e seus impactos nos programas de melhoramento, captura de valor e também foram apresentadas as estruturas das associações de obtentores vegetais de alguns países das Américas. A sessão de Fitossanidade trouxe como tema principal os padrões para sementes, como estes são adotados e como afetam o comércio de sementes. Também foram mencionados os últimos avanços em relação à movimentação de sementes entre os países. Nesta sessão, o diretor administrativo e financeiro da Abrasem, Luiz Eduardo Rodrigues, fez uma apresentação sobre a Instrução Normativa nº 36, de 30 de dezembro de 2010, que estabelece os requisitos fitossanitários para a importação de sementes, de diferentes espécies, destinadas à propagação, produzidas em diferentes países, mostrando como essa normativa afeta a movimentação e o comércio de sementes.

        Em paralelo à programação central do congresso, foram realizadas reuniões dos quatro comitês da SAA: Comitê de Propriedade Intelectual, Comitê de Fitossanidade, Comitê de Biotecnologia e Comitê de Tratamento de Sementes; cada um deles com o objetivo de discutir os gargalos em torno de seus temas foco, no contexto das Américas, e propor estratégias amenizá-los. Cada comitê apresentou seus objetivos, ações e resultados até o presente momento, verificando junto aos presentes quais os próximos passos a serem dados, caminhando sempre rumo a uma uniformização e melhor acesso às informações entre os países das Américas. Os planos de trabalho que cada comitê também foram apresentados nas sessões de palestras, durante a programação principal, para conhecimento de todos.