Desabilitar carregamento

RELEASE – XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES

Eventos 1 de outubro de 2013

     Nos dias 16 e 19 de setembro de 2013, foi realizado o XVIII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes),  no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC). O evento reuniu cerca de 1400 participantes, entre eles pesquisadores, acadêmicos, representantes da indústria, técnicos, estudantes, produtores e empresários de vários setores, interessados em sementes de grandes culturas, forrageiras, florestais, olerícolas, entre outras.

      A abertura do Congresso foi dirigida pelo presidente, reeleito para o biênio 2013-2015, da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Dr. José de Barros França Neto, que destacou a importância de se produzir sementes com qualidade, de acordo com as normas e regras do Ministério da Agricultura.

       O Congresso contou com uma ampla programação científica, incluindo palestras, painéis, minicursos, sessões pôster, além do showroom tecnológico, com exposição de estandes de empresas renomadas do segmento de sementes, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologia e áreas afins. Dentre os temas abordados estavam: Melhoramento Genético, Qualidade de Sementes, Patologia de Sementes, Tecnologias de Produção, Inovações Tecnológicas, Legislação, entre outros. Foram realizados ainda o XII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, I Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras e o VII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, que nessa edição comportou a Primeira Feira Brasileira de Sementes Florestais.

   O XII Simpósio de Patologia teve como tema “Transmissão de patógenos através de sementes e mudas”. A coordenadora foi a professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Heloisa Moraes, que afirmou que “o Simpósio de Patologia evidencia a importância da sanidade na qualidade das sementes e, conseqüentemente, na produtividade”.

   O VII Simpósio de Sementes Florestais foi coordenado pelo professor Manuel Jesus Vieira Lima Junior, da Universidade Federal do Amazonas. O tema central foi “A semente na cadeia produtiva florestal”. Um dos objetivos foi trazer as vertentes, florestal e agrícola, para a produção com qualidade de sementes.

      O I Simpósio de Espécies Forrageiras foi coordenado pela pesquisadora Jaqueline Verzignassi, da Embrapa Gado de Corte e teve como tema “A semente como principal insumo nas pastagens do século XXI”. A Abrasem esteve presente prestigiando a programação principal do evento e participando do I Simpósio Brasileiro de Espécies Forrageiras, no qual o superintendente executivo da Abrasem, Dr. José Américo Rodrigues compôs a mesa de discussões sobre A fiscalização e a pirataria na produção e na comercialização de sementes de espécies forrageiras”, juntamente com André Peralta (Coordenador de Sementes e Mudas/MAPA); Fabrício Santana (Coordenador do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares/MAPA),  Sérgio Paulo Coelho (MAPA/MT) e Ademar Odvino Petry (AJU/Embrapa).

     Durante a programação do evento, foram homenageados pela Abrates o professor Júlio Marcos Filho, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP)  e o professor Silmar Peske, da Universidade Federal de Pelotas e Consultor Técnico da Revista Seed News, pela colaboração e comprometimento com a pesquisa e o estudo na área de sementes.

   Os membros da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e convidados ainda tiveram a oportunidade de comemorar o aniversário de 43 anos de fundação da entidade. A celebração ocorreu durante o jantar de confraternização dos participantes do Congresso, que contou com duas atrações musicais que animaram os presentes.

 

Abertura CBS

Abertura do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes

Foto: R.R.Rufino

Científico

Programação científica no salão principal

Pirataria

I Simpósio de Espécies Forrageiras

Painel A fiscalização e a pirataria na produção e na comercialização de sementes de espécies forrageiras”

Marcos Filho

Homenagem ao Dr. Júlio Marcos Filho

silmar

Homenagem ao Dr. Silmar Peske

plateia

Salão Principal

 Grande participação de estudantes, profissionais da área, pesquisadores e acadêmicos, compondo os 1400 participantes.