No dia 26 de novembro de 2024, o presidente executivo da Abrasem, Sr. Ronaldo Troncha, participou da Reunião do Conselho Nacional de Combate à Pirataria do Ministério da Justiça.
Na ocasião, Ronaldo mencionou sobre a necessidade do combate à pirataria de sementes no Brasil, divulgando dados do estudo realizado pela Céleres Consultoria, onde mostra que a redução da pirataria de sementes de soja, em 10 anos, poderia aumentar o faturamento em cerca de R$110 Bilhões de reais, gerando arrecadação de impostos para os governos Federal e Estaduais. O presidente executivo relatou ainda sobre a reunião organizada pela International Seed Federation (ISF) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) realizada no dia 04 de novembro em Genebra na Suiça, onde foi debatido o combate à pirataria de sementes no mundo, principalmente nas plataformas de negócios digitais e redes sociais, que vem preocupando principalmente os órgãos reguladores dos países, como o Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, principalmente em relação a disseminação de novas pragas e doenças que possam ser originadas através dessas sementes piratas.
Ronaldo solicitou ainda, a possibilidade para que a Abrasem, no próximo ano, possa fazer parte como membro efetivo no CNCP.