Reunião do Comitê de Fitossanidade da ABRASEM

Destaque Reuniões Reuniões destaque 10 de julho de 2026

No dia 10 de julho, foi realizada mais uma reunião do Comitê de Fitossanidade da ABRASEM, reunindo representantes das empresas associadas e convidados do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para discutir temas estratégicos para o setor de sementes.

A reunião contou com a participação do Sr. Fabrício Pedrotti, da Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários (CGAL), que apresentou informações e esclarecimentos sobre o credenciamento de laboratórios fitossanitários.

Também participou a Sra. Izabela Carvalho, Coordenadora-Geral de Sementes e Mudas, que conduziu a discussão e os alinhamentos sobre o VCU no período pós-pesquisa/experimentação. Na oportunidade, também esclareceu dúvidas dos participantes sobre as normas de Permissão de Importação (PI), incluindo orientações referentes à PI nº 42/2026, promovendo maior alinhamento entre o setor e o MAPA.

Além desses temas, o comitê tratou de outros assuntos relevantes relacionados à fitossanidade, reforçando o compromisso da ABRASEM em promover o diálogo técnico e institucional, contribuindo para o fortalecimento do sistema de sementes brasileiro e para o avanço das ações em parceria com o MAPA.