Desabilitar carregamento

GOVERNO CHINÊS APROVA SOJA BRASILEIRA GENETICAMENTE MODIFICADA

Notícias 11 de junho de 2013

            Assim como aconteceu durante as primeiras aprovações comerciais de eventos biotecnológicos no Brasil, a Associação Brasileira de Sementes e Mudas – ABRASEM tem trabalhado intensamente durante os últimos 3 anos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao Ministério das Relações Exteriores para que a questão das aprovações assincrônicas de eventos de biotecnologia pudessem fazer parte da agenda do Governo Brasileiro junto aos principais países importadores de nossas commodities. Durante esses anos, foram realizadas várias reuniões com a Secretaria de Relações internacionais do Ministério da Agricultura, com os Adidos Agrícolas dos principais mercados brasileiros e com o Ministério das Relações Exteriores, sempre no sentido de fornecer ao Governo Brasileiro as informações necessárias para a melhor condução do assunto. Todo o esforço empregado pela ABRASEM culminou com uma viagem de Comitiva Oficial do Governo Brasileiro e ABRASEM à China no inicio de maio. Na ocasião a comitiva oficial foi composta pelo secretário de Defesa Agropecuária, Dr. Enio Marques, o secretário de Relações Internacionais, Dr. Célio Porto, o Coordenador de Biossegurança, Dr. Marcus Vinicius e pelo superintendente da ABRASEM Dr. José Américo Pierre Rodrigues .

           Ontem, 10 de junho de 2013, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou que o governo chinês aprovou três variedades de soja geneticamente modificada de interesse do Brasil. A aprovação das variedades de soja Intacta RR2 PRO, CV127 e Liberty Link, que têm a propriedade de supressão da população de lagartas que causam muitos danos às lavouras de soja no Brasil, foi comunicada pelo Antônio Andrade, que está em visita oficial à China. Ele participou, neste domingo, em Beijing, do Foro China- America Latina e Caribe de Ministros da Agricultura. Acompanharam o ministro na viagem o secretário de Relações Internacionais, Célio Porto, e o secretário de Defesa Agropecuária, Enio Marques.

          Segue abaixo endereço do site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com Comunicado Oficial:

http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2013/06/governo-chines-aprova-soja-brasileira-geneticamente-modificada