Desabilitar carregamento

ISF WORLD SEED CONGRESS

Reuniões 13 de julho de 2015

De 23 a 28 de maio de 2015 aconteceu em Cracóvia, Polônia, o Congresso Mundial de Sementes da International Seed Federation – ISF. O evento que contou com a presença de mais de 1.600 participantes foi uma excelente oportunidade para as associações nacionais de sementes dos diferentes países trabalharem em conjunto com o objetivo de facilitar a circulação internacional de sementes, trazendo know-how e tecnologia para os países.

ISF 2015

A Associação Brasileira de Sementes e Mudas – ABRASEM esteve presente no congresso representando o setor de sementes e mudas brasileiro em várias reuniões com entidades internacionais e nos comitês de trabalho que acontecem durante o congresso. Dentre as principais reuniões realizadas durante o evento podemos destacar a reunião dos secretários executivos das associações latino americanas, a reunião dos secretários executivos das associações nacionais e regionais de sementes, a reunião da ABRASEM com o Presidente da ISF (Sr. Alvaro Eyzaguirre) e com o Secretario Geral da ISF (Sr. Michael Keller) e a Reunião do Working Group Royalty Collection in Soybeans.

Além do Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura – TIRFAA/FAO, Protocolo de Nagoya, Tratamento de Sementes e Desenvolvimento de Lista de Pragas pela ISF, os comitês trabalharam ainda nas propostas de desenvolvimento de um Padrão Internacional de Medidas fitossanitárias (ISPM) e um de Sistema Internacional de Cooperação em relação aos Direitos dos Melhoristas (ISC). As duas propostas preconizam maior facilidade na movimentação de sementes entre os países além de trazer maior agilidade e cooperação entre os países signatários da UPOV, reduzindo o tempo e os custos das submissões para novas proteções de cultivares.

ISF 2015 3

ISF 2015 2