Desabilitar carregamento

Reunião Internacional do Comitê Brasileiro de Ação à Resistência de Inseticidas (IRAC-BR)

Reuniões 5 de março de 2015

FOTO 1

 

Nos dias 3 e 4 de março, a ABRASEM participou da Reunião Internacional do Comitê Brasileiro de Ação à Resistência de Inseticidas (IRAC-BR), em Brasília (DF). O Comitê é composto por profissionais de empresas da área fitossanitária, consultores técnicos e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo da reunião foi discutir a situação atual da resistência de insetos e ácaros a métodos de controle.

A resistência de pragas a pesticidas tem sido um dos grandes entraves em programas de manejo integrado de pragas (MIP) em diversas culturas no mundo. As consequências da resistência incluem: aplicação mais frequente de produtos; uso de dosagens acima da recomendada; mistura indevida de produtos e mudança de produto, na tentativa de se obter um controle satisfatório de uma determinada praga.

Para discutir essa problemática e buscar estratégias para o efetivo manejo da resistência, profissionais do Brasil, União Europeia, Estados Unidos e Argentina se reuniram nesta ocasião para discutir aspectos regulatórios, científicos e sanitários, entre outros, que envolvem esse tema e que tornam o manejo da resistência a inseticidas um problema da mais alta complexidade no Brasil.