O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu, no dia 29 de agosto, com representantes dos mais diferentes segmentos do agro brasileiro.
Durante a reunião, todas as entidades tiveram a oportunidade de colocar à mesa as demandas específicas de seus setores e compartilhar experiências e dificuldades em comum para que todos, juntos, busquem soluções efetivas.
O Sr. Ronaldo Troncha, presidente executivo da Abrasem, esteve representando o setor sementeiro. Dentre outros assuntos, o Sr. Ronaldo apresentou como principais demandas do setor a Integração dos 3 sistemas do Mapa e a melhoria na qualidade da introdução de dados e respostas dos sistemas (RNC, RENASEM e SIGEF); a Portaria n° 538/2022 (pincipalmente em relação aos artigos que tratam do armazenamento, embalagens, prazos), portanto, se faz necessário a publicação de uma nova portaria de sementes, o mais breve possível; a atualização da IN 57/2013, para permitir que as empresas produtoras de sementes possam credenciar seus laboratórios de fitossanidade; Lei de Proteção de Cultivares – LPC, discussão entre o MAPA e as entidades do setor para que seja possível a modernização da Legislação; e a participação do setor de sementes nas discussões para implementação da nova regulamentação da legislação do autocontrole.