Congresso da ISF

Destaque Notícias Notícias destaque 11 de junho de 2024

Entre os dias 27 e 29 de maio, foi realizado em Roterdã, o “World Seed Congress 2024”, em comemoração aos 100 anos da International Seed Federation (ISF).

O Congresso reuniu aproximadamente quase 2000 profissionais de sementes de mais de 80 países para negócios, comércio, exposições, painéis de discussão e muitas oportunidades de networking.

O rei da Holanda Sr.Willen – Alexander fez a cerimônia de abertura do Congresso da International Seed Federation 2024.

O presidente executivo da Abrasem, Sr. Ronaldo Troncha participou do evento, juntamente com representantes das Associadas da Abrasem e membros do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Além das palestras e paineis de discussão, o Sr. Ronaldo Troncha participou de 2 reuniões fechadas, uma com a diretoria da ISF e com os representantes do Mapa. Na ocasião o Secretário de Defesa Agropecuária, Sr. Carlos Goulart apresentou como funciona o setor regulatório de sementes no Brasil e deu um “feedback” sobre a Carta Abrasem apresentada em março de 2024, ao Minsitro da Agricultura, Sr. Carlos Fávaro, pelas 3 Entidades (Abrasem, ISF e SAA).

Na outra reunião participaram o Sr. Marco Van Leeuwen (presidente da ISF na última gestão), o Sr. Arthur Santosh Attavar (atual presidente da ISF), a Sra. Lorena Basso (Vice-presidente da ISF), a Sra. Rose Richards (Gerente de Assuntos Fitossanitários), o Sr. Ronaldo Troncha (presidente executivos da Abrasem), o Sr. Carlos Goulart (Secretário de defesa agropecuária do Mapa), a Sra. Izabela Carvalho (Coordenadora geral de sementes e mudas do Mapa) e o Sr. Bruno Roncisvale (Chefe de divisão de sementes do Mapa). Foram tópicos abordados nesta reunião a movimentação de sementes pelo mundo, barreiras, transparências e listas de pragas.

O Sr. Carlos Goulart falou sobre a importância de conectar e manter os reguladores dos países membros da ISF atuando juntos, e que as Assosiações Nacionais de Sementes e Mudas tenham um ambiente de relacionamento com o órgão regulador de seus países tão bons quanto o que existe no Brasil, onde Abrasem e Mapa tem uma excelente interlocução.

O próximo Congresso da ISF, será realizado em Instambul na Turquia em maio de 2025, estamos trabalhando para trazer o Congresso da ISF para o Brasil, dentre em breve, essa solicitação que já foi realizada junto a diretoria da ISF, deverá ser avaliada e esperamos ter a candidatura do Brasil aceita, tão logo seja possível!

O último evento da ISF no Brasil ocorreu em 2012.