ABRASEM – REUNIÃO ISF – “PLANT BREEDING INNOVATION” – PARIS 05 E 06 DE ABRIL
Prezados (as),
Os avanços tecnológicos impulsionam a inovação em melhoramento de plantas e resultam em novas variedades – A ABRASEM – Associação Brasileira de Sementes e Mudas participa de Grupo de Trabalho da International Seed Federation.
A ISF International Seed Federation realizou em Paris-França, neste mês de abril, a segunda reunião do seu Grupo de Trabalho que está discutindo PBI – Plant Breeding Innovation (agenda e objetivos em anexo). Nesta reunião participaram, representando o Brasil a convite da ABRASEM, os pesquisadores Alexandre Nepomuceno (Embrapa) e Luciana Ambrozevicius (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Conforme informou o Presidente da ABRASEM, José Américo Pierre Rodrigues, “o principal objetivo dessa importante reunião foi discutir os caminhos e alternativas, para se buscar construir uma Política Global consistente sobre o assunto”.
Participaram da reunião representantes de Associações Nacionais de Sementes, e de Órgãos Governamentais de Brasil, Argentina, Austrália, França, Alemanha, África do Sul e Estados Unidos, sob a coordenação da ISF.
A Inovação em Melhoramento de Plantas – ou PBI – Plant Breeding Innovation – é o termo que usamos para descrever as idéias e práticas, em constante evolução, que aumentam o campo da pesquisa para o melhoramento de plantas. As inovações de hoje no melhoramento de plantas, são desenvolvidas utilizando a ciência e tecnologias, incluindo biologia celular, genoma e pesquisa de proteoma, mapeamento genético, reprodução assistida por marcadores moleculares e hibridação sofisticada.
As Novas Técnicas de Reprodução (NBTS) e Técnicas de Reprodução de Precisão (PBT) referem-se as ferramentas e aos métodos utilizados para desenvolver novas variedades, com mais precisão e rapidez. Estas técnicas refletem as descobertas científicas no decorrer do tempo, por exemplo; no século XX, uma maior compreensão da fisiologia vegetal e biologia molecular acelerou o desenvolvimento de novas variedades que, provavelmente, não teria sido alcançado por pesquisadores que utilizam a seleção tradicional. A evolução das inovações neste século, têm contribuído para a construção de um novo conhecimento, que tem contribuído, em muito, para desenvolver novas variedades, em resposta aos desafios ambientais, agrícolas e sociais do nosso tempo. Inovações em melhoramento de plantas não pode e não irá substituir as práticas tradicionais. Eles, simplesmente, vieram para dar a pesquisa mais opções.
Através da inovação podemos produzir variedades melhoradas, que aumentam a produtividade e são mais adaptadas para resistir a doenças e aos efeitos das mudanças climáticas, como secas ou inundações, apoiando, assim, de forma decisiva, a agricultura sustentável e contribuindo para a segurança alimentar.
Trata-se de tema estratégico para a indústria de sementes, que está focada em alcançar uma abordagem coerente das questões regulatórias que envolvam PBI. Um primeiro passo neste processo, seria um acordo entre os países sobre os critérios que seriam utilizados para determinar o alcance da fiscalização regulamentar.
Atenciosamente,
ABRASEM
TPs – Consistent policies Paris meeting – NSA and CLI