Operação foi feita por auditores fiscais federais agropecuários em Campo Verde
Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) encontraram 78 lotes de sementes de soja irregulares de um mesmo cultivar em auditoria realizada no município de Campo Verde (MT). As 2.337 toneladas de sementes foram produzidas e beneficiadas em áreas não registradas no Ministério da Agricultura.
“Os fiscais encontraram, em uma gaveta, um bloco com registros de cargas provenientes de um local diferente do que constava nas inscrições de campo do produtor”, conta o auditor fiscal Júlio César Alves de Lima. A fraude prejudica o produtor rural que adquire o material, de baixa qualidade, comprometendo a sanidade e produtividade da lavoura.
O estabelecimento foi autuado e responderá processo administrativo. Também pode sofrer processo judicial por fraude e danos ao consumidor, com multa de mais de R$ 11 milhões. Os lotes de sementes tiveram a venda suspensa e poderão ser destinados ao comércio de grãos para uso como ração, evitando que chegue aos agricultores.
“Esse tipo de fraude é grave, porque quem adquire o produto compra gato por lebre. Nos campos de sementes registrados, há o acompanhamento de um responsável técnico que vistoria o local, faz recomendações e controle de qualidade de todas as etapas de produção, garantindo uma boa germinação”, destaca Lima.
Fonte: Revista Globo Rural, em 27 MAI 2020 – 13H16