Nos dias 16 e 19 de setembro de 2013, foi realizado o XVIII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC). O evento reuniu cerca de 1400 participantes, entre eles pesquisadores, acadêmicos, representantes da indústria, técnicos, estudantes, produtores e empresários de vários setores, interessados em sementes de grandes culturas, forrageiras, florestais, olerícolas, entre outras.
A abertura do Congresso foi dirigida pelo presidente, reeleito para o biênio 2013-2015, da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Dr. José de Barros França Neto, que destacou a importância de se produzir sementes com qualidade, de acordo com as normas e regras do Ministério da Agricultura.
O Congresso contou com uma ampla programação científica, incluindo palestras, painéis, minicursos, sessões pôster, além do showroom tecnológico, com exposição de estandes de empresas renomadas do segmento de sementes, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologia e áreas afins. Dentre os temas abordados estavam: Melhoramento Genético, Qualidade de Sementes, Patologia de Sementes, Tecnologias de Produção, Inovações Tecnológicas, Legislação, entre outros. Foram realizados ainda o XII Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes, I Simpósio Brasileiro de Sementes de Espécies Forrageiras e o VII Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, que nessa edição comportou a Primeira Feira Brasileira de Sementes Florestais.
O XII Simpósio de Patologia teve como tema “Transmissão de patógenos através de sementes e mudas”. A coordenadora foi a professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Heloisa Moraes, que afirmou que “o Simpósio de Patologia evidencia a importância da sanidade na qualidade das sementes e, conseqüentemente, na produtividade”.
O VII Simpósio de Sementes Florestais foi coordenado pelo professor Manuel Jesus Vieira Lima Junior, da Universidade Federal do Amazonas. O tema central foi “A semente na cadeia produtiva florestal”. Um dos objetivos foi trazer as vertentes, florestal e agrícola, para a produção com qualidade de sementes.
O I Simpósio de Espécies Forrageiras foi coordenado pela pesquisadora Jaqueline Verzignassi, da Embrapa Gado de Corte e teve como tema “A semente como principal insumo nas pastagens do século XXI”. A Abrasem esteve presente prestigiando a programação principal do evento e participando do I Simpósio Brasileiro de Espécies Forrageiras, no qual o superintendente executivo da Abrasem, Dr. José Américo Rodrigues compôs a mesa de discussões sobre “A fiscalização e a pirataria na produção e na comercialização de sementes de espécies forrageiras”, juntamente com André Peralta (Coordenador de Sementes e Mudas/MAPA); Fabrício Santana (Coordenador do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares/MAPA), Sérgio Paulo Coelho (MAPA/MT) e Ademar Odvino Petry (AJU/Embrapa).
Durante a programação do evento, foram homenageados pela Abrates o professor Júlio Marcos Filho, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e o professor Silmar Peske, da Universidade Federal de Pelotas e Consultor Técnico da Revista Seed News, pela colaboração e comprometimento com a pesquisa e o estudo na área de sementes.
Os membros da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e convidados ainda tiveram a oportunidade de comemorar o aniversário de 43 anos de fundação da entidade. A celebração ocorreu durante o jantar de confraternização dos participantes do Congresso, que contou com duas atrações musicais que animaram os presentes.
Abertura do XVIII Congresso Brasileiro de Sementes
Foto: R.R.Rufino
Programação científica no salão principal
I Simpósio de Espécies Forrageiras
Painel “A fiscalização e a pirataria na produção e na comercialização de sementes de espécies forrageiras”
Homenagem ao Dr. Júlio Marcos Filho
Homenagem ao Dr. Silmar Peske
Salão Principal
Grande participação de estudantes, profissionais da área, pesquisadores e acadêmicos, compondo os 1400 participantes.